sábado, 11 de novembro de 2017

A ESTOCÁSTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

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           O ensino da estocástica no Brasil tem origens no final da década de 1980 e início da década de 1990 com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo os autores: “Essa introdução ocorreu no bloco denominado ‘Tratamento da Informação’”, a junção de probabilidade e estatística tem servido de auxílio aso professores no tratamento dos temas em conjunto em sala de aula.
          O ensino da estocástica tem servido de atalho para uma maior gama de conhecimentos, assim sendo quem domina o tema acaba por ter um número maior de argumentos. Levando em conta essa linha de pensamento é importante ressaltar que não é só no campo da estocástica que o maior conhecimento leva o sujeito a um número maior de argumentos, todo conhecimento é válido, não só na área da matemática e, muito menos apenas na da estocástica.
          A formação do senso crítico dos alunos não deve apenas ocorrer no Ensino Médio, mas também no Ensino Fundamental, os mesmos reforçam assim a importância do ensino da estocástica no ensino anteriormente referido. Torna-se importantíssimo o ensino de probabilidade e estatística em todos os graus de formação dos alunos, mas deixando claro que o conhecimento não pode ser massificado em uma única área, com relação a isso é importante ressaltar que a introdução de vários conteúdos, sejam eles, no Ensino Básico ou Superior pode prejudicar o aprendizado dos alunos, pois os mesmos acabam por aprender um pouco de cada tema sem se aprofundar em nada.

         Ressaltando a importância do papel da estocástica para a matemática, levando a mesma há resultados mais confiáveis, assim sendo em suas visões a matemática torna-se instrumento importantíssimo não somente para a formação de bons matemáticos e sim pessoas capacitadas com cultura suficiente para a aplicação do conteúdo na realidade. Esse tema é de vital importância, pois no campo da matemática muitas vezes vê-se uma ideia distorcida da mesma, não só em ração a estocástica, mas em todas as suas áreas, trata-se a mesma de forma com que só os mais “inteligentes” a conseguisse estuda-la e aplica-la, afastando assim muitos dessa área.
Sidmar Alves de Sousa
Vera Cruz do Oeste - Paraná
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