sábado, 11 de novembro de 2017

A ESTOCÁSTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

          Resultado de imagem para matematica
           O ensino da estocástica no Brasil tem origens no final da década de 1980 e início da década de 1990 com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo os autores: “Essa introdução ocorreu no bloco denominado ‘Tratamento da Informação’”, a junção de probabilidade e estatística tem servido de auxílio aso professores no tratamento dos temas em conjunto em sala de aula.
          O ensino da estocástica tem servido de atalho para uma maior gama de conhecimentos, assim sendo quem domina o tema acaba por ter um número maior de argumentos. Levando em conta essa linha de pensamento é importante ressaltar que não é só no campo da estocástica que o maior conhecimento leva o sujeito a um número maior de argumentos, todo conhecimento é válido, não só na área da matemática e, muito menos apenas na da estocástica.
          A formação do senso crítico dos alunos não deve apenas ocorrer no Ensino Médio, mas também no Ensino Fundamental, os mesmos reforçam assim a importância do ensino da estocástica no ensino anteriormente referido. Torna-se importantíssimo o ensino de probabilidade e estatística em todos os graus de formação dos alunos, mas deixando claro que o conhecimento não pode ser massificado em uma única área, com relação a isso é importante ressaltar que a introdução de vários conteúdos, sejam eles, no Ensino Básico ou Superior pode prejudicar o aprendizado dos alunos, pois os mesmos acabam por aprender um pouco de cada tema sem se aprofundar em nada.

         Ressaltando a importância do papel da estocástica para a matemática, levando a mesma há resultados mais confiáveis, assim sendo em suas visões a matemática torna-se instrumento importantíssimo não somente para a formação de bons matemáticos e sim pessoas capacitadas com cultura suficiente para a aplicação do conteúdo na realidade. Esse tema é de vital importância, pois no campo da matemática muitas vezes vê-se uma ideia distorcida da mesma, não só em ração a estocástica, mas em todas as suas áreas, trata-se a mesma de forma com que só os mais “inteligentes” a conseguisse estuda-la e aplica-la, afastando assim muitos dessa área.
Sidmar Alves de Sousa
Vera Cruz do Oeste - Paraná
Não é permitido o uso total ou parcial de textos e/ou imagens aqui veiculados sem prévia autorização

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

O FILÓSOFO TECNOLÓGICO

Resultado de imagem para pensador
Hoje em dia com as tecnologias todos podem expressar suas opiniões publicamente, ou quase todos. Isso  abriu a humanidade para algo nunca antes visto, todos tem opinião sobre tudo, todos "sabem" tudo, todos "pensam" sobre tudo, mas será que pensam? Certamente não, o nível intelectual das Universidades contemporâneas mostram isto, cada vez mais trabalhos sem nenhuma posição crítica,  é um verdadeiro "copia e cola" nos trabalhos acadêmicos. Deve-se reconhecer que não é a tecnologia a culpada pela falta de um pensamento crítico dos estudantes, mas sim o próprio ser humano na sua ânsia preguiçosa, que não  quer mais pensar, ou seja, não quer filosofar. 
A tecnologia veio para o bem do ser humano, mas o próprio usa a mesma contra si. Ao invés de usar os diversos artigos e livros que estão em livre acesso na internet em seu favor, para o seu desenvolvimento intelectual e filosófico ele acaba vendo facilidade nisto e começa o "copia e cola". São cada vez mais comuns trabalhos que são verdadeiras cópias de artigos facilmente encontrados na internet.
O pensamento filosófico se desenvolveu esplendorosamente em períodos muito difíceis, imagina em tempos tecnológicos como o atual. O conhecimento está na mão de todos, mas não para ser copiado, e sim para servir de auxílio para um maior desenvolvimento intelectual da humanidade, para que isso se torne realidade não é preciso filósofos tecnológicos, ou seja, aquele que "sabe" tudo e "pensa" tudo nas redes sociais e no meio acadêmico é um verdadeiro "copia e cola".

Sidmar Alves de Sousa
Vera Cruz do Oeste - Paraná
Não é permitido o uso total ou parcial de textos e/ou imagens aqui veiculados sem prévia autorização.