A ideologia está presente na Teoria Geral da Administração por meio de diversos elementos, como: na gestão de empresas, quando toma-se como ciência ideias empresarias para gestão de negócios, sendo que, se os métodos da TGA fossem tão perfeitos assim não necessitar-se-á de ciência na gestão administrativa. A ideologia então, camufla intenções e esconde-se nas aparências, portanto, ela se mostra uma coisa, mas na essência é outra totalmente diferente, se a mesma fosse além da aparência não necessitaríamos de ciência.
Estes elementos ora citados ficam evidentes na TGA quando tenta-se buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes, escondidos por de trás de uma camuflagem “científica”, na verdade, a intenção nada mais é de mudança nas ações empresarias com relação ao trabalho e os trabalhadores, dando aos mesmo metas para uma melhor gestão (gerencia). Ao estabelecer regras, princípios e normas no âmbito do trabalho a real intenção é o controle do trabalho, em consequência, do trabalhador.
Então nota-se que uma instituição gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns na verdade é uma forma ideológica de mobilização social dos funcionários para conquistar de algo que em tese é ao seu favor, dando a mesma um ar cientifico que a referida não tem.
Sidmar Alves de Sousa
Vera Cruz do Oeste - Paraná
Não é permitido o uso total ou parcial de textos e/ou imagens aqui veiculados sem prévia autorização