sábado, 22 de abril de 2017

COMO ELABORAR UMA BOA SEQUÊNCIA DIDÁTICA?

Resultado de imagem para sequencia didatica
O professor tem um grande desafio em sala de aula, esse desafio é a elaboração de uma aula que faça com que todos os alunos ( se não todos ao menos a grande maioria) entendam o conteúdo e forma prática e fácil, mas como fazer isso? Tudo deve começar na elaboração do plano de aula, pois apesar da maioria dos professores não o utilizar, o mesmo se torna essencial para a elaboração de uma boa sequência didática e aplicação da referida em sala de aula.
Os professores que estão começando sua "carreira" em sala devem estar muito preparados para dar aula, assim sendo não passar-se-ão a imagem de que não sabe o conteúdo, algo que é muito comum com os professores "novatos", pois tomados pelo nervosismo acabam se atropelando no conteúdo o que torna a aprendizagem do aluno mais difícil.
Para que essa situação seja solucionada em parte, faz-se necessário um bom preparo da aula e com antecedência, ou seja, a boa elaboração de uma sequência didática tornar-se-a imprescindível para para a execução da mesma. Para o entanto a escolha do conteúdo deve ser de forma criteriosa, com consulta as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais, além de um diálogo com o Projeto Político-Pedagógico da escola em questão, sendo o educador capaz de construir uma sequência que baseia-se em diversos autores e conteúdos, sem deixar o essencial de lado.
O professor deve ter em sua mente as seguintes questões na hora da elaboração da sequência didática: Como definir o tema? O levar em conta nos conteúdos estabelecidos? Como estabelecer o que será ensinado e seu objetivo? Como relacionar as atividades aos seus objetivos? Que ordem cronológica seguir em sala de aula? Que tempo deve ser usado para cada conteúdo? Deve-se utilizar atividades coletivas ou individuais? De que forma tratar as diferenças? Se for mudar o plano durante o seu decorrer, que hipóteses usar? E como avaliar a aprendizagem do conteúdo aplicado?
A resposta não é única e estática, ou seja, varia de escola para escola; turma para turma; cidade para cidade, etc... Cabendo ao professor avaliar em cada caso a elaboração e a aplicação de uma boa sequência didática, para isso então torna-se imprescindível o bom preparo teórico do mesmo.

Sidmar Alves de Sousa
Vera Cruz do Oeste - Paraná
Não é permitido o uso total ou parcial de textos e/ou imagens aqui veiculados sem prévia autorização

sábado, 8 de abril de 2017

USO DE APLICATIVOS NA MATEMÁTICA

Resultado de imagem para aplicativos
A matemática não se resume a resolução de exercícios, os professores podem aborda-la de diversas maneiras. Uma maneira muito eficaz é uso de aplicativos,  preferencialmente gratuitos, para que os alunos possam desenvolver atividades junto com os demais alunos, e também, com o professor.
Sempre que se usa tecnologias em sala de aula, no caso aplicativos, o professor deve tomar muito cuidado com o conteúdo, pois se o mesmo introduzir tecnologia em sala de aula só para distrair os alunos, sem nenhuma intenção pedagógica, o aluno acaba prejudicado, pois o professor não leva ao aluno novas formas de aprender e sim como matar aula estando em sala.
Com o avanço da tecnologia se torna cada vez mais difícil um bom professor das aula sem usar as referidas tecnologias, sendo que os aplicativos gratuitos estão a disposição para fomentar essa inovação e uma relação mais produtiva entre professor e aluno.

Sidmar Alves de Sousa
Vera Cruz do Oeste - Paraná
Não é permitido o uso total ou parcial de textos e/ou imagens aqui veiculados sem prévia autorização