domingo, 19 de março de 2017

CONHECIMENTO NA HISTÓRIA

Resultado de imagem para evolução e tecnologia
O que eu sou? Nada! O que eu sei? Nada! Quando analiso o conhecimento na história da humanidade é assim que me sinto, nada. O conhecimento repassado de geração em geração é astronômico, ele tem evoluído de forma extraordinária, por isso quando eu analiso todo o conhecimento que a humanidade tem hoje vejo que mesmo que leia todos os livros, artigos, teses, jornais, etc... ainda assim meu conhecimento será ínfimo.
A história nos diz que vivemos em uma geração pós tecnológica, mas onde eu fico nisso, já que considero que não entrei nem na geração tecnológica, como diria os movimentos sociais pós Guerra Fria, sou uma minoria, estou excluído. Mas como odeio o vitimismo, não vou ficar murmurando, se estou fora desse conhecimento tecnológico, científico e intelectual é porque tenho muito que aprender com quem tem o mesmo.
O meio Acadêmico é uma oportunidade única de aprimorar meus conhecimentos adquirindo cada vez mais e mais conhecimentos, como disse o maior filósofo brasileiro contemporâneo (na minha opinião), Olavo de Carvalho.
"O homem, o indivíduo humano, é o portador do conhecimento efetivo. O conhecimento enquanto bem social é apenas conhecimento potencial, é coleção de registros e convenções que, para tornar-se conhecimento efetivo, deve ser efetivado, atualizado na consciência do indivíduo vivente."
Espero um dia ter conhecimento ao menos para decifrar os grandes intelectuais da história da humanidade.

Sidmar Alves de Sousa
Vera Cruz do Oeste - Paraná
Não é permitido o uso total ou parcial de textos e/ou imagens aqui veiculados sem prévia autorização

terça-feira, 7 de março de 2017

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO


O uso de tecnologias em sala de aula é utópico e, ao mesmo tempo fascinante, então ficamos em meio a uma encruzilhada, pois fica a questão: permitir ou proibir? essa grande incógnita gera grandes debates, pois de um lado há uma defesa ferrenha das novas tecnologias em sala de aula, mas de outro lado e da mesma forma existem aqueles que defendem a proibição total de todas as tecnologias.
Certo é que vivemos em um mundo tecnológico, assim sendo não podemos desconsiderar que a tecnologia fazem parte da vida do aluno, se a escola deve fazer uma formação completa do cidadão, então, logo a mesma não deve construir um mundo paralelo, podando os alunos das tecnologias.
No entanto o uso feito das tecnologias, pelos jovens em especial, tem prejudicado muito a sua aprendizagem, pois não tem como o aluno aprender gramática jogando joguinhos no celular ou curtindo fotos no Facebook, então por muitas vezes a proibição de tecnologias como o uso do celular em sala de aula acaba sendo uma escolha acertada,
Esse tipo de ato, de proibição total, não vai resolver os problemas em sala de aula, mas se torna necessário, pois em uma sociedade tão tecnológica quanto a atual fica praticamente impossível professores de português e/ou matemática concorrer com celulares.

Sidmar Alves de Sousa
Vera Cruz do Oeste - Paraná
Não é permitido o uso total ou parcial de textos e/ou imagens aqui veiculados sem prévia autorização.